Comumente se ouve falar em Terceiro Setor, mas nem todas as pessoas sabem ao certo do que se trata. Em razão da lacuna deixada pelo setor público, neste caso o Estado, a sociedade organizada assumiu importante papel no movimento social do país.
No início da história, o Terceiro Setor desenvolvia ações, na maioria, de caráter religioso. Evoluindo a partir da criação da primeira lei brasileira que regulamentava as regras de utilidade pública federal no ano de 1.935, e posteriormente o surgimento do Conselho Nacional de Assistência Social.
A década de 90 é considerada um marco para o Terceiro Setor. Após a ditadura militar, os três setores da economia se viram num mesmo sistema, preocupados com questões sociais.
O Terceiro Setor é constituído pelas organizações sem fins lucrativos, entidades beneficentes e organizações não governamentais, que prestam um importante serviço para a sociedade, geralmente custeados em parceria com o poder público, fundações, setor privado (empresas e pessoas físicas).