VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA?
Este programa DESENVOLVIDO PELO LAR DOS MENINOS desde 1993 materializa O ACOLHIMENTO FAMILIAR. É uma política pública, prevista no Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. O programa consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, temporariamente, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária até o retorno à família de origem, extensa ou substituta. . As famílias que participam do programa devem ter a possibilidade de abrir espaço afetivo para as crianças que serão acolhidas por elas.
Mas, ATENÇÃO: Isto significa acolher temporariamente em sua residência crianças afastadas de sua família de origem e/ ou extensa por determinação judicial,
A proposta do Programa, especificamente, é garantir que a criança seja inserida numa família guardiã (ao invés da institucionalização) além de propiciar acesso a todo tipo de assistência oferecida pelo município e resgatar os vínculos familiares com a família de origem.
SE VOCÊ SE IDENTIFICA COM ESTE TRABALHO DE FAMÍLIAS ACOLHEDORAS PREENCHA O FORMULÁRIO
Mas, ATENÇÃO: A família acolhedora acolhe crianças em sua casa por um tempo restrito, é um acolhimento temporário, o que significa que a criança retornará, num futuro, a conviver com seus familiares ou será encaminhada para a adoção. Ou seja: é um programa da Instituição, uma modalidade de acolhimento provisório! Sendo assim, DIFERENTE de uma família adotiva.
Preencha as perguntas com atenção. Esses dados serão fundamentais para a continuidade da seleção de famílias acolhedoras.
Lar dos meninos - 2013 Direitos Reservados Fone: (18) 3906-2680